Jundiaí, está localizada a 57 km da capital de São Paulo, destaca-se por sua economia diversificada, com forte presença industrial, comercial e agrícola. Com clima subtropical ameno e cerca de 450 mil habitantes, a cidade oferece alta qualidade de vida. Conhecida como a “Capital da Uva”, Jundiaí preserva suas tradições e oferece infraestrutura completa, impulsionando seu desenvolvimento como importante centro regional.

Origem do nome da Cidade:

O nome “Jundiaí” tem origem na língua tupi e significa “rio dos bagres”, em referência aos peixes abundantes na região. No entanto, alguns estudiosos também consideram que o termo “yundiaí” pode significar “alagadiços de muita folhagem e galhos secos”.

A Bandeira:

A Bandeira de Jundiaí foi concebida por Diógenes Duarte Paes e adotada oficialmente em 9 de maio de 1961, através da lei 904. A faixa de cor azul representa o Rio Jundiaí, o vermelho, verde e o branco são referências aos imigrantes italianos e a data é da fundação e elevação à vila. O campo verde representa o “Mato Grosso de Jundiaí” e a viticultura da região. As referências à indústria aparecem na roda dentada e, por fim, o Baluarte, no canto esquerdo, representa a ideia da “porta do sertão”.

O Brasão

O brasão de Jundiaí, criado por Afonso d’Escragnolle Taunay, representa a cidade como “porta do sertão”. As figuras de um bandeirante e um oficial de milícias ladeiam o escudo. A frase em latim “etiam per me Brasilia magna” significa “também por mim o Brasil é grande”. Os peixes (jundiás) no rio explicam o nome da cidade. A roda dentada simboliza a industrialização, e as parreiras de uva e ramos de café, a agricultura. As datas no brasão (1615 e 1656) referem-se à fundação e à elevação à categoria de Vila, respectivamente. A emancipação da cidade ocorreu em 28 de março de 1865.

FOTOS ANTIGAS DA CIDADE

MAIS INFORMAÇÕES ACESSE

História de Jundiaí
Ouça o hino da cidade
Principais rotas Turísticas
Dados estatísticos da cidade
Acesse o site
Fique por dentro